ELO _ 2020 ~ 2021

Elo, lança o olhar sobre as relações de afeto entre as pessoas. A série propõe um adensamento visual à profundidade dos laços afetivos em tempos de uma modernidade líquida. Partindo conceitualmente de duas proposições: “Amor” e “Paixão”, e imageticamente da utilização do significante do barco e sua sombra como condutor compositivo, a série trata dos alinhamentos de sentimentos e emoções ocasionados pelo encontro humano. Investigando correspondências geométricas em particularidades desses laços, ora levantando questionamentos de natureza filosófica ou subjetiva, ora tangenciando temas como a diversidade e liberdades individuais em um meio social cada vez mais virtual e cada vez mais “líquido” como define Bauman. Vértices que se tocam apenas em um limite matemático e sombras que se sobrepõe são analogias a aspectos comuns das relações de afeto como idiosincrasias, escolhas, preferências e princípios morais. Ainda em desenvolvimento, esta série  é um desdobramento do Limiar da Fluidez.

 

 

Amor_red

Amor


2020
acrílico sobre tela
130x130cm

Este trabalho é uma reflexão sobre o conceito de “amor” como escolha e como relação pura entre indivíduos. O contato entre as proas dos barcos tende a um limite matemático infinito, uma abstração. A sobreposição das sombras tem em comuns aspectos da vida cotidiana, preferências pessoais, princípios morais e objetivos compartilhados. A escolha das cores neste trabalho é uma provocação a conceitos absolutos e excludentes de gênero e família.





Paixão


2020
acrílico sobre tela
130x130cm

A Paixão no sentido psicológico ou como conceito filosófico traz em si o potencial dúbio de construção e de destruição. Paixões na filosofia aristotélica são poderosas ferramentas de retórica, condução e engajamento do interlocutor. A explosão resultante da colisão de paixões pode ser tanto um momento de beleza e arrebatamento como uma ruptura onde ideias ou indivíduos entram em um processo violento de desconstrução, reagrupamento e auto-organização de fragmentos em algo diferente, novo, plural ou singular.



Paternidade Líquida


Paternidade Líquida


2021
acrílico sobre tela
130x130cm

A paternidade traz ao indivíduo uma noção diferente de movimento. Ao mesmo tempo que borra e torna difusa a sua identidade, proporciona uma noção reconfortante de continuidade da existência. Bauman, quando trata do assunto, chama atenção para um problema comum no estado contemporâneo, a contaminação das relações parentais pelos nossos hábitos de consumo. À primeira vista pode parecer algo pessimista, mas talvez seja um primeiro passo para a afinação e o estreitamento desses vínculos.  






Equilíbrio Delicado


Equilíbrio Delicado


2021
acrílico sobre tela
100x70cm


Ás vezes, a intimidade equilibra-se de forma tenaz em pequenos detalhes muito sutis.







 
Intimidade, Contrários


2021
acrílico sobre tela
40x40cm


A Intimidade entre individuos é algo que se dá em muitos graus de profundidade independentemente da duração e da intensidade do contato. Contrários é parte de um conjunto de reflexões sobre escolhas e trocas que acontecem quando indivíduos escolhem, mesmo em trajetórias contrárias tocar, permitir ser tocado e modificado ao fazer concessões.



 
Intimidade, Desencontro


2021
acrílico sobre tela
40x40cm


Intimidade, Desencontro é uma reflexão sobre como encontros passageiros tão comuns no estado contemporâneo podem ou não deixar marcas e modificar indivíduos.





 
Intimidade, Convergentes


2021
acrílico sobre tela
40x40cm


Intimidade, Convergentes procura construir uma analogia sobre os encontros que se dão em sentidos convergentes quando indivíduos compartilham trajetórias em comum.





Intimidade Oblíquos

 
Intimidade, Oblíquos


2021
acrílico sobre tela
40x40cm


Intimidade, Oblíquos é um ensaio sobre como indivíduos podem estar alinhados obliquamente em relação à ortogonalidade do tecido social mantendo sua singularidade e potencializando pluralidades.





Intimidade Descolamento

 
Intimidade, Descolamento


2021
acrílico sobre tela
40x40cm


Intimidade, Descolamento faz alusão a relações de intimidade entre indivíduos que habitam dimensões sociais ou culturais diferentes, mas ainda assim modificam ou são modificados pelo outro que se apresenta de maneira fantasmal, como uma alegoria, uma sombra projetada na parede de uma caverna.






Diversidade


2021
acrílico sobre tela
80x140cm

Diversidade é uma provocação a conceitos excludentes de gênero. Surgida como uma variação da obra amor, esta busca suscitar a reflexão sobre o tema em suas infinitas formas.